Pierre Martens, começou com oito anos a estudar fagote, ele estava determinado que era o seu instrumento preferido. O seu amor pelo fagote, ao longo dos próximos anos não parou – o início de uma maravilhosa paixão, tomou seu rumo. O fagotista belga agora com 33 anos de idade estudou no Conservatório Real de Música de Bruxelas (Pierre Kerremans), na Escola Superior de música e Artes no Espectáculo do Porto (Hugues Kesteman) e na Hochschule für Musik de Karlsruhe (Prof. Günther Pfitzenmaier), onde realizou künstlerisches Aufbaustudium e Konzertexamen, que obteve com distinção.

Como solista, ele ganhou numerosos concursos nacionais e internacionais. Prémios: Tenuto (Bélgica), Concurso Internacional de personalidades musicais Alexandre Tansman (Lodz, Polônia), na Pacem Terris (Bayreuth),... Além disso, ele desempenhou um solista com diversas orquestras europeias (incluindo a Orquestra Sinfónica de Bamberg, Orquestra do Festival de Bruxelas, Vlaams Radio Orchestra, Orquestra do Grand Guides, etc.) Vários compositores dedicaram a ele novas obras, ele ajudou para que o repertório de fagote fosse alargado. Vários CDS foram editados e algumas peças foram gravadas para rádio e outras para televisão.

Pierre Martens iniciou sua carreira em 1997 como fagote solo na Vlaams Rundfunk Orchestra e a partir de 2000, como fagote solo na Orquestra Sinfónica de Bamberg. De Tóquio a Nova Iorque, a partir de Moscovo para São Paulo, ele tocou em famosos festivais de música como Salzburgo, Lucerna, Edimburgo,....·

Pierre Martens attache également beaucoup d’importance à transmettre sa passion pour la musique et les connaissances qu’il a lui-même reçues. Il débute sa carrière d’enseignant à la hogeschool de Gand et à la Musikhochschule de Nuremberg avant de répondre à l’appel de la célèbre Musikhochschule de Lübeck où il reçoit le titre de Professeur. Il dirige également les bois du Bayreuth Young Artists Festival et donne régulièrement des stages au Portugal, en Belgique, en Allemagne et au Brésil.

Pierre Martens ensina com grande entusiasmo e estimulará os jovens para a música clássica e para o conhecimento do instrumento. Ele leccionou na Hochschule em Gent (Bélgica) e na Nürnberg Hochschule für Musik, antes de se tornar professor na Musikhochschule de Lübeck, onde lecciona actualmente. Ele também dirige o naipe de madeiras no Festival Jovens Artistas, em Bayreuth. Ele dá regularmente master classe em Portugal, Bélgica, Alemanha e Brasil.